concertos [supenso]

Devido às diretrizes para prevenção e contenção do COVID-19 os pequenos concertos foram suspensos por tempo indeterminado. Leia a nota na página inicial sobre as adaptações das ações do VÁRIA.

03/03/2020 – 3aFeira

PEQUENO CONCERTO Nº2

Sanfoneira Sebastiana

A sanfoneira do Sítio Novo da Serra Branca.

Sebastiana é a sanfoneira que todo mundo, ou quase mesmo todo mundo, já ouviu e viu tocar. É uma das poucas mulheres a tocar sanfona na região de São Raimundo Nonato. Não são raros os casos de crianças e adultos que a ela se referem como uma das raras sanfonas do forro antigo com seu jeito especial de pensar e tocar o instrumento. Sebastiana é uma peça artística e histórica do semiárido piauiense em pessoa.

Realizado como parte da programação da Semana de Integração organizada pelo Centro Acadêmico de Antropologia (CANTRO).


08/02/2020 – Sábado

PEQUENO CONCERTO Nº1

Agnaldo Ribeiro & Marinaldo Ribeiro

Membros fundadores do grupo Culturart de São Raimundo Nonato PI.

Os irmãos, bem conhecidos na região, são memória viva de práticas e saberes populares do semiárido piauiense. Artistas fundadores de um reisado “de espetáculo!“, o reisado do Culturart, que têm fomentado tantas artes populares presentes na caatinga piauiense. Agnaldo e Marinaldo são agentes da cultura popular em seu sentido mais amplo: independentes, resilientes, espontâneos, educativos-criativos.

Realizado como parte do Sábado de Arte — evento de parceria entre os projetos de extensão O Som do Pensamento e VÁRIA – artes e violas na caatinga.