Bem-vind@ ao website do projeto VÁRIA - artes e violas na caatinga. Aqui listamos informações sobre o projeto e suas atividades. .

NOTÍCIAS E atividades

 Oficina de violas no MUZAB (Museu Zabele)


O VÁRIA em parceria com o Museu Zabelê (MUZAB) oferece a oficina de violas no povoado Novo Zabelê em São Raimundo Nonato PI. A oficina acontece no Domingo, 10/03/2024 às 10h. A atividade é aberta a todos os públicos. Haverá disponibilização de violas para os participantes.


Informações: rainer.brito@univasf.edu.br / 89 981136465 (WhatsApp)

Roda de prosa, violas e rabeca em São Raimundo Nonato PI


O violeiro e artesão de instrumentos de cabaça Levi Ramiro (Pirajuí, SP), o violeiro, luthier e fotógrafo documental Luciano Queiroz (Assis, SP), o violeiro e pesquisador Sebastião Rios [Sebá] (Brasília, DF) e o violinista e rabequeiro Esdras Rodrigues (Campinas, SP) visitam o semiárido do Piauí e são recebidos po violeiro Rainer Miranda Brito, coordenador do VÁRIA e docente do Colegiado de Antropologia. A comitiva de viola e rabeca realizam duas atividades culturais durante sua passagem pelo Piauí.

O primeira atividade é uma roda de prosa, viola, rabeca e cantoria no Canteiro de Antropologia - ciclo de palestras e atividades do Colegiado de Antropologia - que acontece no dia 07/03/2024 às 9h, no auditório da UNIVASF, campus de São Raimundo Nonato. O evento certificará os ouvintes presentes através do projeto VÁRIA. Não é necessário inscrição.

A segunda atividade da comitiva acontece no povoado São Vitor, no Quilombo Lagoas, para prosear, cantar e tocar com mestre Isaias - patrimônio vivo de reisados e rodas do semiárido do Piauí. A comitiva chega à casa do mestre Isaias às 16h de 6aFeira, 08/03/24. A roda é pública e aberta às pessoas interessadas.