Sobre o curso de violas modais

O curso de violas modais oferecido pelo VÁRIA é um curso de exploração da viola de dez cordas como instrumento musical modal, focando as afinações Realejo e Sineta e o uso de plectro/palheta. O objetivo do curso é promover e difundir concepções de viola que enfatizam a homofonia e a ressonância como recursos principais da viola de dez cordas. Por meio dessas concepções modais de viola são apresentadas pontes culturais e circunstâncias musicais que encaixam essas violas como parte experimental da família das violas instrumentais nordestinas.
O curso é oferecido
em edições periódicas.

Perguntas e respostas sobre o curso de violas modais (clique para expandir)

  1. O que é o curso de violas modais do VÁRIA?
    É um curso de curta duração (30h) focado na exploração e difusão da viola de dez corda afinada na Realejo e na Sineta e integrada à família das violas instrumentais nordestinas.
    A edição de Junho/Julho de 2021 do curso foi 100%
    online e com foco na afinação realejo.

  2. Quem pode fazer o curso de violas modais do VÁRIA?
    Qualquer pessoa que tenha uma viola de dez cordas (ou possa pegar emprestado uma viola!) e tenha familiaridade básica com o instrumento. O curso é recomendado para maiores de 14 anos.

  3. Do que preciso para fazer o curso?
    Você precisa ter: I - uma viola de dez cordas; II - uma palheta flexível (uma palheta fina/média simples de guitarra, cavaquinho, bandolim, etc); III - um computador (ou um tablet / smartphone) com acesso à internet que possua webcam e microfone; IV - uma conta pessoal/individual do Google.

  4. Vou aprender a tocar viola no curso?
    A ideia do curso não é introduzir o instrumento para as pessoas que nunca tocaram o instrumento, mas sim oferecer uma formação experimental - a viola em Realejo/Sineta, tocada com palheta - para todos os níveis de iniciados na viola. Não é preciso possuir conhecimento musical formal para fazer o curso.

  5. O que tem de diferente neste curso?
    Trata-se de um curso experimental; isto é, um curso com conteúdos e propostas bastante incomuns. O curso foi elaborado especialmente para a concepção de viola modal do VÁRIA: uma viola de homofonia e ressonância, tocada com palheta. Há a utilização de empréstimos culturais pontuais (e respeitosos) de teorias musicais de outros povos do mundo - sobretudo da música clássica árabe e da música clássica persa. Há uso de tablatura, representações numéricas e foco na demonstração audiovisual de um breve repertório de exercício. O curso é conduzido por um pensamento musical modal - um pensamento atento a centros de gravidades que organizam a importância da repetição e conferem propriedades distintas às notas em cadeias melódicas específicas, os modos musicais.
    Assim estão ausentes do curso grande parte dos princípios que norteiam a teoria musical geralmente aplicada ao ensino de viola pelo Brasil - especialmente os princípios que se relacionam com a Harmonia.
    O curso de violas modais do VÁRIA não é um curso de música e tampouco um curso de viola habitual. É um curso de viola experimental que tem como guia o pensamento musical modal. As violas em pauta neste curso são melódicas e meditativas; é importante lembrar que se tratam de violas afinadas na Realejo e na Sineta tocadas com palheta. Todos os conteúdos do curso são originais.

  6. Com o curso funciona?
    O curso ocorre alternando encontros coletivos (atividades síncronas) e estudos individuais (atividades assíncronas). O curso é planejado ao redor de um pequeno repertório instrumental (duas músicas) e variações livres a partir dele. Na edição de Junho/Julho de 2021 tudo ocorre online. Os encontros síncronos (encontros coletivos) acontecem via Google Meet; a disponibilização e acompanhamento dos exercícios (estudos assíncronos), bem como a documentação do curso, ocorre em uma sala virtual do Google Classroom. Estão previstos 9 encontros síncronos (coletivos).

  7. Quando acontece o curso? Quando acontecem os encontros?
    Edição de Junho/Julho 2021: 12/06/2021 a 10/07/2021.
    Encontros coletivos aos Sábados (16h às 18h) e 4as Feiras (18h30 às 20h30). Datas dos encontros coletivos:
    12/06/2021, 16h - 18h
    16/06/2021, 18h30 - 20h30
    19/06/2021, 16h - 18h
    23/06/2021, 18h30 - 20h30
    26/06/2021, 16h - 18h
    30/06/2021, 18h30 - 20h30
    03/07/2021, 16h - 18h
    07/07/2021, 18h30 - 20h30
    10/07/2021, 16h - 18

  8. O curso é pago?
    Não. Todas as atividades do VÁRIA são gratuitas e de cunho educativo-cultural.

  9. Qual a quantidade de vagas do curso?
    São 20 vagas.

  10. Como é a inscrição e a seleção?
    A inscrição ocorre através de um formulário online. Caso o número de inscritos seja menor ou igual a 20, as pessoas inscritas estarão todas automaticamente selecionadas para o curso. Caso o número de inscrições seja maior que 20 faremos um sorteio público para seleção. Caso ocorra, o sorteio acontecerá dia 05/06/2021 (Sábado) às 19h no canal do Youtube VÁRIA - artes e violas na caatinga.

  11. Quando concluir o curso ganho certificado?
    Sim. O curso de violas modais do VÁRIA é um curso de extensão de 30h e há emissão de certificado.

1a edição - Junho/Julho 2021
Entre Junho e Julho de 2021 aconteceu a 1a edição do Curso de violas modais do VÁRIA. Muitas violas ressoaram afinadas em realejo passeando por pontes culturais árabes, medievais e nordestinas. Confira um pouco do que aconteceu nos vídeos abaixo!