Sobre o curso de violas modais

O curso de violas modais oferecido pelo VÁRIA é um curso de exploração da viola de dez cordas como instrumento musical modal, focando as afinações Realejo e Sineta e o uso de plectro/palheta. O objetivo do curso é promover e difundir concepções de viola que enfatizam a homofonia e a ressonância como recursos principais da viola de dez cordas. Por meio dessas concepções modais de viola são apresentadas pontes culturais e circunstâncias musicais que encaixam essas violas como parte experimental da família das violas instrumentais nordestinas.
O curso é oferecido
em edições periódicas.

2a edição - Agosto 2022 (a confirmar)

A 2a edição do Curso de violas modais será, assim como a 1a edição, online. Contudo, desta vez será composto por material pré-gravado: vídeos, texto e áudio conduzirão uma exploração pela afinação Sineta de nossa viola modal de dez cordas.
Inscrições em breve!

1a edição - Junho/Julho 2021
Entre Junho e Julho de 2021 aconteceu a 1a edição do Curso de violas modais do VÁRIA. Muitas violas ressoaram afinadas em Realejo passeando por pontes culturais árabes, medievais e nordestinas. Confira um pouco do que aconteceu nos vídeos abaixo!