Comentários de ressonância ...

... é uma série de vídeos sobre coisas musicais-culturais que atravessam e envolvem as ações do VÁRIA.

comentários de ressonância #5

Neste comentário de ressonância passeamos um pouco sobre expectativas (e estereótipos) sonoros que constroem um senso musical popular ao redor de estruturas musicais compreendidas (e chamadas) como nordestinas. Utilizando breves trechos e exemplos musicais à viola falamos um pouco sobre a estrutura básica dessas sonoridades nordestinas e abordamos rapidamente as possibilidades de conexão dessas sonoridades com os intervalos microtonais persas que habitam nossas violas afinadas em Realejo e Sineta.

comentários de ressonância #4

Neste comentário de ressonância apresentamos uma viola muito especial: uma viola microtonal afinada na Sineta. Com esta viola-sineta passamos por trechos musicais nordestinos e persas para ilustrar nossas pontes culturais

comentários de ressonância #3

Neste comentário de ressonância apresentamos uma viola "microtonal". Falamos um pouco sobre o que são os microtons, qual o contexto de sua inserção no sistema ocidental e foco desta viola.

comentários de ressonância #2

Neste comentário de ressonância apresentamos o Tar persa, ou Tar iraniano, e falamos um pouco sobre a música clássica persa e nossa ponte cultural entre o Tar e as violas que habitam o VÁRIA.

comentários de ressonância #1

Comentários sobre duas violas, uma afinada em realejo e outra na sineta. E alguns comentários sobre uma ponte cultural presente no VÁRIA.